segunda-feira, 21 de maio de 2012

Poema 'Psicodrama' por Edna D. Merola

Tu te aquecias para dramatizar
o primeiro ato do teu psicodrama existencial,
te sentias oprimido,
cresceras
teu espaço ficara pequeno,
então quiseste ganhar a luz
e num arranque físico te lançaste
na busca de uma nova matriz.

                   Eu já estava a teu lado
                   e com movimentos de expulsão
                  ajudava -te a galgar espaço.


                                             Tu protagonizaste, enfim,
                                            teu nascimento: tua catarse de integração.
                                            E te implantaste na matriz de identidade.

                                            Foste espontaneamente mudando,

                                            habilitando-te a dar novas respostas:

                                                             respirar, chorar, sugar,


                                                             urinar, defecar.

                                                                             Eu estava a teu lado,

                                                                             mas tu não me distinguias,

                                                                            unificavas teu eu e o mundo.


Tu, pouco a pouco, organizavas teu universo,
concentravas tua atenção em mim

e me estranhavas em parte.

Depois, num momento de Criação,
delimitaste fronteiras entre o eu e o outro,

imitando o Pai na separação


entre as terras e as águas...


Impulsionado pela tua fome cósmica,
principiaste a jogar papéis


                                               de animais

                                               de objetos


                                               de pessoas


                                               de seres ideais.


E o apetite macrocósmico


aprofundou tua investigação microcósmica


e tu, pequeno cientista,


principiaste a inverter papéis.

                                                                       
Eu estava a teu lado co-agindo,


                                                                                                       co-existindo


                                                                                                      co-experienciando.


Tu foste fazendo teu caminho,e te aculturavas. 


Mas fizeste tua espontaneidade por demais subserviente à memória e à inteligência


Te prendeste demais à conserva-cultural:


te sentias fatigado, incapaz de desfrutar e enriquecer teu meio


e de ver a mim como eu mesmo, em frequentes momentos transferenciais.


                                                                                                                  Eu estava a teu lado.


                                                                                                                 E fui teu duplo e tua consciência


                                                                                                                e as pessoas com as quais interagias, no social.
                                                                                                                 E te propus: me dar a ouvir teus pensamento
Pensavas alto,

invertias papéis,
                                                                e tanto mais eu te percebia.

Tu penetravas em teus sonhos e fantasias

e nos meandros de tua interação com o outro,

mobilizavas imagens somáticas,


libertavas imagens mentais, através do “acting out terapêutico”.

Vivenciavas teus papéis psicodramáticos

investigavas teus papéis sociais,


novas possibilidades,
potenciais não desenvolvidos.


                                                                                                  Eu estava a teu lado


                                                                                                                      no aquecimento


                                                                                                                     na dramatização


                                                                                                                     nos comentários


Tu ganhavas contato com teu eu


intensificavas tua capacidade criadora


e a quantidade de teus atos espontâneos.
                                                                                                            Eu estava a teu lado, numa relação télica


Tu estavas a meu lado numa relação télica.
                                                      
                                                                  E então... Nós ...nos encontramos.

REFERÊNCIA
MEROLA, Edna Domenica. Cora, Coração. Nova Letra,2011, p. 191-196.

Um comentário: