quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dissertar sobre as manifestações: um exercício oportuno para o Ensino Fundamental e Médio. Por Edna Domenica Merola


TÍTULO DA DISSERTAÇÃO A SER PROPOSTA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (SÉRIES FINAIS ) E MÉDIO:
MANIFESTAÇÕES POPULARES: JUNHO DE 2013, BRASIL

Definir uma questão sobre o momento presente e que proponha uma meta futura. Ex.: Essas manifestações podem/não podem ajudar a instalar diálogo entre a massa e as instâncias governamentais instituídas e/ou incentivar surgimento de novas frentes de lideranças políticas, resultando em diálogo para criar novas metas sociais pela melhoria do país?

A favor: tem propósitos legítimos
Contra: não tem propósitos legítimos
"Sou favorável a essas manifestações, desde que elas sejam pacíficas, sem violência de qualquer natureza. Somos brasileiros também, temos coração e sentimentos, e queremos, como todos, um Brasil melhor. O país tem condições de melhorar e isso só está acontecendo em todas as partes porque o brasileiro quer um Brasil melhor."‒ disse o zagueiro da seleção brasileira de futebol David Luiz.
“Toda vez que houver ações que eles [manifestantes] considerem legítimas, mas que criem problemas para a maioria, é papel do Estado tratar de resolver esses conflitos. Não vamos nos furtar ao papel de assegurar a lei e a ordem, mas podemos e queremos fazê-lo sempre que possível de maneira pacífica, negociada, ainda que com todas as tensões”. ‒ disse o ministro da Secretaria - Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
"Existe uma causa, uma necessidade de melhorar, por isso acho que os manifestantes precisam ser ouvidos, temos de dar razão a eles." ‒ disse o Hulk, atacante da seleção brasileira de futebol.
“As velhas formas de mobilização são cada vez mais substituídas por essas novas formas, não há mais, como nos movimentos tradicionais, uma direção centralizada ou determinada por um comando, isso faz com que o diálogo, sobretudo em momentos de tensão, torne-se mais difícil.” ‒ disse o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.
Interpretar sob o ângulo da Constituição Federal (liberdade de expressão). Qualquer forma de censura sobre o conteúdo da fala e sobre o que se expressa é uma grave violação à Constituição Federal. A liberdade de expressão somente pode ser limitada diante de argumentos fortes. A discussão pública é valorosa quando a troca de ideias permite avançar ou recuar nos argumentos. A liberdade de expressão é indissociável da dignidade da pessoa humana e da dimensão pública, democrática e plural da sociedade brasileira.
Interpretar sob o ângulo do Código Penal DECRETO-LEI No 2.848, DE 7/12/1940. TÍTULO IX DOS CRIMES CONTRA A PAZ PÚBLICA. Quadrilha ou bando. Art. 288 - Associarem-se mais de três pessoas, em quadrilha ou bando, para o fim de cometer crimes: Pena - reclusão, de um a três anos. (Vide Lei 8.072, de 25.7.1990). Parágrafo único - A pena aplica-se em dobro, se a quadrilha ou bando é armado. Constituição de milícia privada (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012). Art. 288-A. Constituir, organizar, integrar, manter ou custear organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos neste Código: (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012). Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos. (Incluído dada pela Lei nº 12.720, de 2012).

sexta-feira, 14 de junho de 2013

OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA: RELATOS. Por Edna Domenica Merola


Montagem do painel por Edna.

As oficinas que serão relatadas foram iniciadas em 21/3/2013 e compuseram o CURSO OFICINA DE CRIAÇÃO LITERÁRIA do Núcleo de Estudos da terceira Idade: NETI , UFSC.
A metodologia usada nessas oficinas pauta-se em prática construída a partir de 1982 e que teve dois registros: um artigo científico e um livro paradidático. Ambos de autoria de Edna Domenica Merola, respectivamente O Desbloqueio da Expressão e Técnicas de Redação através do Jogo Dramático (revista da FEBRAP, no. 4, ano 7) e Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Editora Nativa, 2001).
Oficina de Criação Literária do NETI, do primeiro semestre de 2013 & Blog NETIATIVO
Em Florianópolis, como ação da turma de Oficina de Criação Literária do NETI, do primeiro semestre de 2013, nasceu o blog NETIATIVO para registrar as produções dos participantes das oficinas, assim como as interferências semanais realizadas. As duas horas semanais de trabalho presencial são reservadas para um jogo de aquecimento elaborado para eliciar a construção de um texto com certos padrões técnicos, mas que desperte o pensamento divergente. Após o aquecimento, cada participante escreve ou esboça seu texto. Como tarefa de casa a escrita ou reescrita para ajustes necessários e posterior postagem no blog do grupo. Os comentários apontam como o autor usou recursos e técnicas 'padronizadas' para delinear seu texto, criando algo original pela expressão de seu estilo.
A coordenadora da oficina não teve por meta apresentar conclusões sobre ideias e conteúdos subjacentes aos temas desenvolvidos na escrita dos participantes. Tampouco pretende estabelecer juízos ou instigar apreciações de caráter monológico. O diálogo entre as diversas autorias é favorecido: no contexto onde se fez uso de técnicas lúdicas, na escrita individual pelo incentivo da livre expressão, e nos momentos após a postagem na qual os leitores têm um espaço reservado para comentar.
O uso do jogo de aquecimento foi usado na primeira e na terceira unidades. Já na segunda, foi substituído pelas entrevistas feitas pelos participantes para os professores do projeto e pelos seminários realizados pelos alunos. Os seminários e as entrevistas foram sobre as vivências dos entrevistados e dos alunos expositores, principalmente, daquelas concretizadas no NETI, UFSC.

Primeira Unidade do Curso Oficina de Criação Literária

A primeira unidade (concluída em 11/04/2013) propôs a aprendizagem dos itens:
Descrição de Aspectos temporais da Narrativa; Criação de Personagem Narrador, Escrita de Diálogos e o uso do discurso direto na narrativa ficcional.
Na primeira oficina, trabalhou-se a apresentação dos participantes por meio da dança espontânea para que as pessoas se conhecessem pelo movimento corporal. Esse trabalho pautado no Psicodrama utilizou as técnicas do Espelho e do Duplo (ambas corporais, isto é, sem verbalizações). Esperava-se que cada participante descrevesse o que sentiu ao agrupar-se para aprender algo, naquele momento. Na oficina sobre Descrição de aspectos temporais da narrativa utilizou-se a técnica do “mind mapping” para a posterior produção de texto com memórias.

Durante a oficina do Narrador Personagem, os participantes criaram seus personagens, após a exposição a uma vivência na qual cada participante sorteou um Arcano Maior do Tarô. Após vivenciar o aquecimento, cada um recebeu uma folha com dois textos e como tarefa: recontar um deles do ângulo do Narrador Personagem Arcano Maior Sorteado.         

Aula: “Narrativa e Discurso Direto: um segmento composto por falas de dois personagens”

A aula do dia 11/04/2013 teve por pauta:Jogo de Imaginação Dirigida; Exercício Escrito: Diálogo entre Catarina e Um Arcano; Exercício Oral: Jogral.
Preparo da aula incluiu:
elaboração de um rol de questões sobre uma viagem;
criação da personagem Catarina (por Edna);
formatação das questões sob falas da personagem Catarina;
‒ criação de um exercício de imaginação dirigida para aquecer a produção de narrativa ficcional.
O rol de questões:
Onde se deu o início dessa viagem? Qual o destino dessa viagem? Qual o objetivo dessa viagem? Quem participa dessa viagem? O que foi visto nessa viagem? O que se pôde ouvir nessa viagem? O que se pôde perceber com o olfato nessa viagem? O que se pôde sentir nessa viagem? Como foi a volta dessa viagem? Quais foram os resultados dessa viagem? Por que alguns pensaram em não retornar ao local do início dessa viagem? Alguém resolveu ficar no lugar visitado, ao invés de retornar?

Material do aluno:
Cada participante recebeu um texto a ser completado: “Diálogo com Catarina”. Eram apenas algumas questões do rol sobre a viagem fantástica que, hipoteticamente, partilharam. As falas de Catarina deveriam instigar a interação com cada um dos diferentes Personagens Arcanos desenvolvidos pelos alunos.

Exemplo1: Material recebido por Valda e a resposta criada por ela:
Mundo, como você tem total consciência de quem é, de quais os seus limites, potencialidades e fraquezas, pode ter uma relação de proximidade com o que a rodeia e isso lhe dá coragem. Recentemente você fez uma viagem a um lugar fantástico... E enfrentou várias situações arriscadas... Como foi isso? ‒ perguntou Catarina.
Enfrentei todas as situações arriscadas com a minha coragem de aceitar ajuda. Fiz essa viagem com a ajuda de pessoas amigas.‒ respondeu o Mundo.

Mundo, em uma viagem tão diferente como aquela para um lugar fantástico foi possível buscar o equilíbrio e a plenitude? ‒ perguntou Catarina.
– Sim, porque busquei o equilíbrio, confiando nas pessoas e amigos, o que fez a viagem ficar fantástica. Convivi com pessoas e lugares fantásticos por mim desconhecidos. ‒ respondeu Mundo.

Antes de distribuir o material dos alunos, a professora aplicou um exercício de imaginação dirigida. Após a escrita, as respostas foram lidas na sequência do tipo jogral conforme foi indicado pela professora, sob o título Diálogo entre Catarina e Personagens inspirados nos Arcanos Maiores do Tarô.

A produção escrita a ser feita fora do horário da aula teve por tema 'Uma Viagem Fantástica'.

Dentro da aula praticada, 'viagem' ficou com várias possibilidades:
um exercício de imaginação dirigida no qual houve uma viagem que começou com uma conversa entre a 'aluna' e seu mestre interno. A viagem continuou com a visita a uma personagem chamada Catarina;uma entrevista entre Catarina e o Personagem Arcano (Sumo Sacerdote, o Carro;a Estrela; o Imperador; o Enforcado); a recordação de uma viagem 'real' que a 'aluna' fez e por acaso se lembrou, durante a aula ou na hora de fazer a tarefa...
Na metodologia praticada, a viagem pode ser uma metáfora da vida. Por exemplo, se alguém escreve sobre a existência interna, vale sonhar. Invenções que ainda não viraram monumentos, estátuas ou 'bustos' não são mentiras e sim verdades íntimas que se tornarão reais a partir da escrita! Vale inventar mais adrenalina, mais felicidade, mais companheirismo!
Já o título, na maioria dos casos, foi dado após a escrita e leitura do texto pela professora, de forma a atrair os leitores e, obviamente, promover os textos dos alunos.

Segunda Unidade do Curso Oficina de Criação Literária
Iniciou em 18/4/2013, com a Realização de Entrevistas em duplas de Alunos Novos & Antigos.
Objetivos da aula:
‒ interferir na aprendizagem dos alunos de forma a que eles assimilem o que é foco de entrevista;
‒ viver uma situação de colóquio (a chamada conversa 'paralela' é aqui uma atitude esperada, uma regra e também um princípio);
‒ realizar uma entrevista recíproca, em dupla.
O foco da entrevista proposto foi a participação no NETI. As duplas foram formadas a partir do critério de escolha: um aluno novo e um antigo. Dentro da metodologia adotada a situação de colóquio livre foi usada como 'aquecimento'. A entrevista recíproca foi tarefa verbal e escrita com alternância dos papéis de entrevistado e entrevistador para os componentes de uma dupla. Esperava-se que se instalasse uma relação empática de forma a colher contribuições autênticas.
 As entrevistas nas aulas dos dias 24/04 , 02/05 e 23/5, 20/6  foram proferidas pela coordenadora Jordelina (Nina) Schier e pelas professoras Maria Cecília Antonia Godtsfriedt, Mônica Joesting Siedler e Eloá Aparecida Caliari Vahl que ajudaram os novos alunos e a professora da oficina (também nova no NETI) a situarem-se nesse universo específico de aprendizagem.

Os seminários das aulas nos dias 09 e 16/05/2013 se mostraram excelentes instrumentos de aquecimento para a escrita autônoma, assim como de interação entre os participantes. 
REPLANEJAMENTO
No preparo da segunda unidade, a professora refletiu sobre o fato de que "a prática pedagógica que prioriza o saber da professora não desenvolve a autonomia do aluno por si só." Decorreu daí ser necessário incluir o trabalho com colegas de aprendizagem. Dessa forma, reelaborou o planejamento efetuado anteriormente, incluindo seminários realizados pelas alunas.


"MIND MAPPING" & SÍNTESES

No segundo dia reservado aos seminários, a professora disponibilizou ‘mapa síntese’ da produção escrita de cada aluno até então realizada. Os alunos utilizariam para o trabalho de conclusão do semestre, caso achassem oportuno. Ilustração a seguir:


Segue texto produzido por Valda:

“Meu Mapa do Primeiro Semestre”. Por Valda Valdemar de Andrade.
No meu mapa do primeiro semestre registrei: as relações com pessoas, a participação no desempenho do grupo, a atenção recebida por meio de palavras de carinho, os agradecimentos por interagir, a recepção com canto e dança, as histórias de vida contadas por alunas do grupo...
Abraços, calor humano. Projetos de trabalho realizados em grupo. Não faltou a atenção da professora Edna.
Meu projeto atual é ir à busca de novos conhecimentos através desse curso do N.E.T.I. ‒e de outros que virão... Palestras, busca pessoal e com amigos, novas leituras, novos relacionamentos.
Viajei no tempo com histórias contadas e apresentadas pelas alunas do curso. Foi um aprendizado rico que ficará para sempre".

Terceira Unidade do Curso Oficina de Criação Literária
Na aula de 13/6/2013, foi utilizada a técnica de Leitura e Jogo Dramático para a Produção Escrita. O texto O Jardim do Homem Sábio do livro A Volta do Contador de Histórias foi apresentado em dois segmentos e para cada um foi proposta uma atividade diferente, conforme segue.“Era uma vez uma cidadezinha onde todas as casas tinham jardins. Havia o jardim do seu Cravonildo, onde tudo era muito arrumadinho, o jardim da Dona Angélica, onde tudo era muito limpo, o da Dona Margarida que era uma senhora muito espaventada, o da Dona Hortênsia que tinha doze filhos, o da Dona Rosalva que era professora, o da Florípedes que era médica, o do Seu João Urtiga que era grande causador de intrigas. E tantos outros jardins.”
Aquecimento– foram propostas as consignas seguintes: andar na sala/ Andar como João Urtiga ou como Dona Florípedes/ Andar como o ‘Seu’ Cravonildo ou como Dona Rosalva. Quem você escolheria para representar?/ Reunir-se em grupos farão uma pose para‘foto’ do jardim do personagem escolhido.

“Mas havia dois jardins extremamente diferentes.

O primeiro, o do‘Seu’ Floriano, era na verdade uma fábrica de flores. Se uma roseira não tivesse pelo menos doze rosas, ele a expulsava de seu jardim.‘Seu’ Floriano participava de campeonatos internacionais e ganhava muitos troféus.

O outro era do‘Seu’ Jasmim, um velhinho chinês, meu vizinho. Observei esse jardim durante muitos anos sem nada notar de especial.

Porém, certo dia, surpreendi ‘Seu’Jasmim esconder uma lágrima, quando olhava a flor mais feia, mais frágil, num cantinho, isolada. E num esforço maior pude notar que aquela flor débil brotara por entre as pedras ― as pedras que‘Seu’ Jasmim não expulsara de seu jardim.”

Dramatização– foi proposto um diálogo entre ‘Seu’Floriano e ‘Seu’Jasmim, após a escolha dos atores pelo grupo. Após alguns segmentos de falas, foi solicitada a troca de atores.

Após a dramatização passou-se à produção escrita. A história O Jardim do Homem Sábio (publicada em outubro de 2011) dialogou, em 2013, com alunas das Oficinas de Criação Literária do NETI, a saber: Valda Valdemar de Andrade Dulcirene Grein Ferreira, Maria Regina Ribeiro Marcos, Sandra Lúcia Ribeiro de Souza  e outras. Essas alunas das oficinas de criação literária do N.E.T.I. semeiam histórias em vários jardins... Inclusive nos Jardins do Seu Netiativo, conforme compilamos no livreto NOS JARDINS DO SEU NETIATIVO impresso pela professora sem fins lucrativos e para finalidade didática, e do qual constam os seguintes títulos:


Referências

MEROLA, Edna Domenica. A Volta do Contador de Histórias. Blumenau: Nova Letra. 2011. P 13-14.

_______________________ Desbloqueio da Expressão e Técnicas de Redação. Revista da FEBRAP. S.A. Anais do IV Congresso Brasileiro de Psicodrama. Ano 7, número 4, volume 4. PP 20-31. Campinas: DCI Indústria Gráfica. 1984.

_______________________ Aquecendo a Produção na Sala de Aula. São Paulo: Nativa. 2001. 

_________________ O bloqueio da expressão e o ensino de técnicas de redação no Ensino Fundamental. Cidade do Conhecimento, USP (Revista on line). Estratégias argumentativas e exercícios práticos de dissertação.

MORENO, Jacob Levy. Psicodrama. Trad. Bras. 2ª.Ed. São Paulo: Cultrix. 1975.