quinta-feira, 1 de maio de 2014

Aquecendo o diálogo entre textos. Edna Domenica Merola



O diálogo entre textos pode ser uma oportunidade de tecer uma rede quer de produção escrita, quer de incentivo às leituras que gerem outros tantos diálogos e teçam redes de leitores. Para aprimorar a arte de comentar é preciso exercitá-la sob determinados critérios.

COMO EXERCÍCIO DE ACORDO COM O ROL ABAIXO CLASSIFIQUE OS COMENTÁRIOS QUE O SEGUEM:

(1) Comenta o texto e dialoga com as ideias.
(2) Compartilha do processo existencial que envolve o texto.
(3) 
Compartilha o processo de feitura do próprio texto com o leitor ou revela testemunhar o processo de organização da criação pelo autor.
(4) Revela testemunhar o entorno da criação do texto (postura da autora, momento em que foi escrito, citações e diálogos com demais textos).


Dessa crônica dissertativa destaco a prescrição: o " importante é manter o equilíbrio, sem deixar a inveja se tornar uma fonte de dor, acomodação, frustração e doenças". Exorto os leitores a seguirem a orientação da Dra Maria das Graças Barreto que resume uma postura de autocuidado que precisamos manter sempre no convívio social, em qualquer situação. Obrigada Graças.
( ) Aquece a Escrita  comentou a postagem "Sobre a Inveja. Maria de Jesus Barreto da Fonseca":

De Jé abordou muitos pontos importantes que envolvem o tema Inveja. A leitura das entrelinha desse texto pode fazer o leitor tentar distinguir ciúme de inveja, pode também fazer refletir sobre os sentimentos relativos à 'posse' que permeiam relações como as de amizade, por exemplo. Recomendo o texto para leituras em grupos de trabalho e estudo, para jovens e adultos (de todas as faixas, inclusive idosos).

( )
Aquece a Escrita  comentou a postagem "RESENHA E CONTRIBUIÇÕES: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGE...":

Até a presente data, decorreram do seminário de LOURDES THOMÉ (em 24/4/2014; sobre foco narrativo em terceira pessoa) as seguintes produções: A luz que ilumina nossos caminhos de autoria de Áurea Ávila Wolff; CRÔNICA SOBRE A INVEJA de autoria de GRAÇAS BARRETO; Sobre a Inveja: escrito por Maria de Jesus Barreto da Fonseca. PARA TODAS AS MARIAS de Áurea Ávila Wolff.

De forma clara, concisa e coesa, o texto narrativo de Áurea (A luz que ilumina nossos caminhos.) utiliza o discurso direto. Esse recurso formal é usado para expressar conteúdos dialogados. É pois pelo diálogo 'face a face' que se dá a construção da solidariedade. Linda vivência foi para mim a leitura desse texto. Obrigada, Áurea.
 (   ) Lourdes Thomé29 de abril de 2014 06:37A LUZ QUE ILUMINA NOSSOS CAMINHOS. Texto simples, direto, prático. Expressa com clareza os efeitos da inveja. Considero a história uma excelente forma de expressar ensinamentos ou posicionamentos sobre sentimentos. Identifico-me com a autora.
A LUZ QUE ILUMINA NOSSOS CAMINHOS
Todos nós, temos esse sentimento, em algum momento sentimos inveja de alguém; do que outra pessoa tem de melhor; é um sentimento impulsivo quer para o bem ou para o mal. Quem de nós pobres mortais já não teve inveja de alguém ao nosso redor.
Muitas ocasiões deixamos essa inveja à mostra por meio de acusações, comparações maldosas, jogamos nossa pedra contra o outro; afim de prejudica-lo, vê-lo cair, ser um indivíduo menor que você. Mas ao mesmo tempo, somos cercados por pessoas que nos invejam com um espírito de crescimento; de ajuda como aquelas que vão à luta e conseguem vencer a inveja, e tornam-se pessoas de luz; cantam para nossa alma; procurando ser linda para ela mesma e também para os que a rodeiam. Que a luz da grandeza e da aceitação ilumine seu caminho.

(   ) Eslavia Hugentobler  comentou a postagem "PARA TODAS AS MARIAS. Áurea Ávila Wolff.":

Tranquilo linguajar de sincera reflexão, que remete ao essencial atributo do ser HUMANO em sua trajetória pela vida, o AMOR.Tudo a ver com a Áurea.


(  ) Aquece a Escrita comentou a postagem "Um Conto Sobre Outros Contos. Áurea Ávila Wolff: "A autora Áurea referiu-se a quatro subtítulos de Às Voltas com as Devoções, do livro A Volta do Contador de Histórias de autoria de Edna. O conto de Áurea inicia com a narrativa de uma atividade acadêmica de leitura dramatizada feita pelo grupo das VIRGENS. Passa pela história de um santo e reflete sobre a religiosidade, a vida, o uso da tecnologia e a interação humana com os recursos do meio ambiente."



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