terça-feira, 23 de setembro de 2014

Um Haicai e um Poema em Versos Livres por uma Primavera. Edna Domenica Merola

Haicai: Primavera

I, á, é, é, á 
É cálida entonação:
Estação em mantra.


Observação. 03/10/2013.

HAICAI é um poema minimalista que expressa 1 ideia sintética e profunda em 3 pequenos versos. (1 verso = 1 linha poética). São seus temas: a natureza, uma estação do ano.

1º verso: algo sem movimento: uma apresentação, em 5 sílabas poéticas.
2º verso: uma ação. Em 7 sílabas poéticas.

3º verso: uma consequência. em 5 sílabas poéticas.


Primavera em Versos Livres
REFERÊNCIA
MEROLA, Edna Domenica. Cora, Coração. Nova Letra, 2010.

Numa certa primavera,
(eu me recordo bem)
Quando eu desabrochei,
Perguntaram-me como eu me chamava,
Eu disse: ‒ Lis.
(Dei-me nome de flor para ser da terra).
Ah! Doce jardim de minha infância!
Para me regar basta qualquer orvalho,
Para me aquecer, qualquer raiozinho de sol

Ah! Doce jardim de minha puberdade
Para me alegrar, qualquer por de sol
Para me enlevar, qualquer sonhador.


Passaram-se primaveras...
Quando eu dei por mim,
Já era flor feita: precisava de amor.
Caminhei com o olhar por doces prados,
Ri risos largos e coloridos,
Escancarei as portas do meu ser ao mundo,
Amei os poetas,
Vivi. (Imaginando a vida) ...



Ah! Doce jardim da existência
Calorosas rosas...
Irrequietas primaveras
Ah! O pousar resfolegante de uma abelha...
O amor colocado em cada centelha
Ah! Doce brisa,
Caloroso abraço
Do sol da manhã,
No dia em que a rosa ficou com o cravo.

Tardes de flertes com Pierrot e Alecrim
Depois que a vista escureceu,
E o corpo de menina adormeceu...
Acordou a mulher,
Bem no fundo o orgulho de menina:
‒ Também sou Colombina!

Ah! Doce jardim da poesia
Sábia rosa em cada dia... 
Ah! Eu pude enfim
Ser 'a' flor do teu jardim
Ah! Eu pude... ser tua sabiá




Brisa suave do ocaso ainda sou em teu amor
(Orvalho da manhã que enaltece meu canto)
Brisa matutina que verdeja meu ser
Que fecunda com teu sorriso cada manhã,
E perfuma de suave aroma o meu astral.


Ah! Eu pude e posso
ser tua manhã de primavera!

3 comentários:

  1. Trata-se de uma bela saudação à primavera, considerando o desabrochar das flores, seres e amores.

    ResponderExcluir
  2. Olhar de primavera em todas as estações de uma mulher realizada. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Edna, bum dia,
    Um dia ainda escreverei,
    Porque sei que o farei.
    Enquanto isso me tornarei,
    Alguém que já sei.
    Um Ser para quem deixarei,
    Aquilo que escreverei.

    Hans

    ResponderExcluir