Um
item importante para aprimorar a escrita da narrativa é a experimentação
pormenorizada e consciente da criação de personagens. Ilustrarei com uma
intervenção pedagógica que abarca aspectos de realidade e ficção,
concomitantemente. A ficção foi incorporada ao jogo didático desde a proposta
de criar um super-herói. No entanto, o problema que o super-herói deverá
solucionar foi extraído da leitura da realidade. Além de itens inspirados nos
tópicos recorrentes em fichas de jogos de representação de papeis (RPG: role
playing games) foram acrescentados quesitos para traçar o perfil do personagem
antes de sua evolução para o âmbito de super-herói. O jogo começa por
imaginar-se um herói cheio de poderes. Imagine que você deve um favor a um anjo
bom que quer que você pague sua dívida ao planeta Terra, ao invés de pagar
diretamente a ele. Imagine uma situação
de diálogo e analise a questão: "o que o anjo lhe pediu em relação a
desenvolver hábitos pessoais relativos ao convívio entre amigos, vizinhos e
familiares? " Após responder à questão, monte as fichas do super-herói que
tentará solucionar o problema apresentado. Inicie pelas características que o
personagem apresentava antes de desenvolver as capacidades que, como
super-herói, deverá deter. A seguir faça a caracterização do super-herói.
Seguem sugestões para as duas fichas:
1-Fase anterior a tornar-se super-herói
Local e data de nascimento.
Histórico familiar e afetivo.
Como se comunica?
Como se relaciona?
Quais são seus valores?
O que ama? O que o motiva?
Quais são seus ideais?
O que conquistou para si?
O que fez para a comunidade?
Desempenha uma profissão? Qual?
2-Fase de super-herói
2.1- Atributos
Saúde.
Capacidade de percepção; acuidade dos sentidos da audição, da visão, do olfato e outras.
Capacidade de interagir com pessoas.
Capacidade de suportar pressões psicológicas.
Força.
Agilidade.
Inteligência.
Capacidade de superação de condições ambientais adversas.
Capacidade de domínio dos elementos: água, terra, fogo e ar.
Ética.
2.2- Habilidades
Habilidade de negociar, de dialogar, de convencer.
Habilidade de abster-se (jejuar, meditar, etc.).
Destrezas: escalar, nadar, domesticar animais,...
2.3- Talentos
Habilidade de locomoção e interação no ambiente.
Resistência às temperaturas baixas ou altas.
Bens materiais acumulados.
Quantidade e qualidade de aliados.
Bens espirituais acumulados.
Grande eficiência em algum tipo de perícia.
2.4- Posse e manuseio de equipamentos
Mapas, Anotações, armas, escudos, objetos raros ou mágicos; lanterna, tocha; água, comida, cordas, etc.
Em seguida, escreva uma história que começa pelo encontro entre dois personagens de ficção: um super-herói e um anjo. Invente um diálogo no qual os personagens debatem o problema a ser solucionado, propondo formas de usar os potenciais para desencadear ações que levem a alcançar as metas estabelecidas.
Referência:
MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. P 96-99.
Habilidade de locomoção e interação no ambiente.
Resistência às temperaturas baixas ou altas.
Bens materiais acumulados.
Quantidade e qualidade de aliados.
Bens espirituais acumulados.
Grande eficiência em algum tipo de perícia.
2.4- Posse e manuseio de equipamentos
Mapas, Anotações, armas, escudos, objetos raros ou mágicos; lanterna, tocha; água, comida, cordas, etc.
Em seguida, escreva uma história que começa pelo encontro entre dois personagens de ficção: um super-herói e um anjo. Invente um diálogo no qual os personagens debatem o problema a ser solucionado, propondo formas de usar os potenciais para desencadear ações que levem a alcançar as metas estabelecidas.
Referência:
MEROLA, Edna Domenica. De que são feitas as Histórias? Florianópolis: Postmix. P 96-99.
Nenhum comentário:
Postar um comentário