sábado, 25 de maio de 2019

Palavra de Leitora: Gilberto Motta e A Crônica de Sábado. Edna Domenica Merola


Palavra da leitora. 
Sou leitora de A Crônica de Sábado criada (e mantida) pelo cronista Gilberto Pinto da Motta. Dentre os inúmeros motivos que me levam a gostar cada vez mais das crônicas de Gilberto Motta nomeio um que é a observação de preciosas chaves de leitura. 
Uma primeira chave é a temática. É complexa no autor, mas vamos abrir brechas, com cuidado, assemelhando o trabalho da leitora ao da arqueóloga.

A excelente crônica MUITO ALÉM DO ACONCÁGUAdisponibilizada em 02/06/2019  https://www.facebook.com/gilberto.pintodamotta/posts/164873557867962 instigou-me a refletir sobre o jogo da vida. O humano que busca concomitantemente a aventura e o recolhimento no Eterno. É preciso escolher caminhos, enfrentar enigmas para atravessar passagens, alcançar metas e ter a sensação de chegada (ainda que na partida!?).

Em 25/5/2019, leitores ganharam o texto Cânticos para ninar pirados e piradas, disponibilizado em: 

O título Cânticos para ninar pirados e piradas acumula sentidos:

1- cânticos bíblicos. Esse sentido foi associado a uma frase que funciona como epígrafe:“Existirá mesmo a felicidade eterna, meu querido? Talvez nem exista essa tal...". Frase que questiona a vida eterna. Uma vez que, nos textos bíblicos, a eternidade é inquestionável, estabelece, assim, um paradoxo. 

 2- os cânticos da Bíblia são atribuídos a um rei poeta. E é por meio dos cânticos que a poesia é capturada. Desta feita, a narrativa dessa crônica se sustenta pelos efeitos.

3- Na minha leitura, associei cânticos ao momento político brasileiro em que se usa e abusa do nome de Deus e se invoca benesses para "os escolhidos". 

4- No texto, cânticos comparece como sinônimo de cantiga de ninar (para pirados e piradas). 

5- a enumeração "em cânticos" refere a cenas ou "tomadas" de um filme (vida que imita a arte).

6- cânticos lembram as epopeias como  a Ilíada, a Odisseia, Os Lusíadas. Daí leio um convite para refletir sobre o(s) herói(s) dessa crônica ambientados num lugar heroico decadente.

7- a crônica foi subdividida em sete cânticos. A Numerologia aponta que o número sete relaciona-se ao sucesso o que tem tudo a ver com o filme Assim Caminha a Humanidade , referido na crônica, cujo elenco reúne os famosos Rock Hudson, Elisabeth Taylor e James Dean.

A crônica Cânticos para ninar pirados e piradas narra uma morte passional num cenário urbano, de lazer/cultura decadente. Os personagens são pintados com cores e traços fortes, evocando certa pluralidade que difere daquela do personagem tipo (peculiar da estética romântica). Não aprofundo esse tema porque isso demanda uma ancoragem em diversas crônicas do autor. No momento, apenas faço um convite:

Convido a tod@s,
para leitura das crônicas  Muito Além do Aconcágua, Cânticos para ninar pirados e piradas e as demais dos sábados anteriores. 
Aposto que descobrirão outras chaves de leitura para saborear os textos dos sábados vindouros.





Um comentário:

  1. Caríssima Edna,
    Obrigado pela leitura e reflexão certeira; e ampliadora de sentidos, de "raízes" e estímulos que certamente estão lá, na nascente da criação destes contos (e, de quebra ou fundamentalmente, na experiência de viver). Guardarei com imenso carinho (e admiração) a tua análise de dedicada e diferenciada leitora. É um infinito certificado de qualidade conferido aos meus rabiscos atemporais, paradoxalmente, cada vez mais enredados aos nós e aos "buracos de minhocas" do tempo e da cultura. Dádiva de crítica. Mil cânticos de libertação. Obrigado.

    ResponderExcluir