sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Oficina Sala Verde, em 24/9/2014

Jogo de Autoapresentação: redigir autoapresentação por meio de colagem de letras de música. Usar por roteiro o inventário de interesses:
      Nome. Idade. Natural de...
    Indicar música que:
      Mencione sua terra natal 
      Faça menção a sua época de infância 
      Expresse sua vida atual
Indicar cantor e cantora preferidos.

Exemplificamos com o inventário de interesse da participante 1: 

Ela me conta, sem certeza, tudo o que viveu:
‒ Eu tenho cicatrizes mal curadas. E não consigo me enquadrar mais. Mas ainda assim me acordo cada manhã /Me preparo para o que está reservado/ Para o que está reservado para mim. (Prison Blue)
Ela me conta, sem certeza, tudo o que viveu:
‒ Que gostava de política em 1966... Ou foi 2006?
‒ Mina de Niterói, / Cadê tua turma? Se não tem, se enturma. Dá teu jeito, então. Sei que a saia é justa. Pra cair não custa, basta um tropeção. Cuidado com a mão da maldade. Já mataram a verdade. Me marcaram o coração... E eu não li no jornal Que o mal dessa gente miúda / É fazer da palavra luminoso punhal. Menina Vai viver a vida Firme e decidida, como Deus bem quer.
Menina, ela me conta, sem certeza, que era atriz e hoje dança... Me falou que o mal é bom e o bem cruel. Mas ela ao mesmo tempo diz que tudo vai mudar Porque ela vai ser o que quis, inventando um lugar/ Onde a gente e a natureza feliz vivam sempre em comunhão! /
‒ Oh! Dia Feliz! Oh! Dia Feliz! Se o sol se recusar a brilhar, Eu ainda estarei amando você. Se as montanhas desmoronarem no mar, Ainda haverá você e eu.  /Apenas o pensamento de você, só de pensar em você /Acontece todo o meu mundo, acontece todo o meu mundo/Apenas o pensamento de você, só de pensar em você /Apenas o pensamento de você/ Acontece meu nebuloso mundo inteiro, azul enevoado
/Meu amor é forte... Inspiração: olhar pra ver. E assim, hoje, meu mundo sorri./Tudo bem, yeah! Felicidade... Não mais ser triste / Felicidade... Eu estou feliz. 
Ela me conta, com certeza, tudo o que aprendeu.

Jogo de relaxamento e imaginação dirigida sobre a audição e a primavera.
Posição confortável. Respiração profunda. Olhos fechados. Preste atenção aos ruídos que consegue ouvir além de minha voz, nessa sala. Procure ouvir sons que vêm de fora da sala. Preste atenção aos ruídos que vêm de longe... E daqueles de muito longe. Agora parta em direção ao local em que nasceu. Imagine que voa, ou navega ou percorre o caminho a pé com muita agilidade. No caminho ouve sons específicos desse trajeto e ouve nitidamente. Agora você se aproxima do local onde nasceu, mas fantasticamente, percebe que o tempo retrocedeu e hoje é o dia em que você irá nascer... Faltam alguns minutos para isso... Você ouve os sons de dentro de um ventre humano... No interior do ventre materno você começa a ouvir os ruídos que preparam sua expulsão de um local para ganhar outro espaço... Observe bem esses sons e o ritmo deles. Você está entrando no mundo e ele é para você a sua nova melodia. Embale-se nessa música. Acalente-se... Preste atenção aos sons da sala ou aposento onde se encontra. Ao ritmo da respiração das pessoas, ao som da voz das pessoas, ao som do manuseio dos objetos, ao volume das conversas. Isso incomoda você ou não? Você ouve o seu próprio choro de bebê... Percebe um ritmo? Uma melodia? Uma cadência? Comunica algo específico? Ou não? Agora você sai do prédio onde nasceu e observa os sons que acontecem em volta... Observa os sons um pouco mais longe... Procura o barulho do ar e repara se é brisa ou vento ou vendaval? Procura o barulho da água: é rio? É mar? É lagoa? É apenas um poço? É uma caixa dá água? Procura onde há música: é um grupo de pessoas cantando? É uma banda? É alguém tocando um instrumento? É um rádio? É uma vitrola?
Você ouve assim uma música que nunca ouviu antes e fica feliz com isso e aprecia sua beleza e originalidade.
Faça esse registro sonoro que agora é seu. Registre!
Quando pensa que já ouviu toda a beleza sonora uma surpresa o aguarda...
É a voz de Zéfiro, o deus do vento do oeste, ou seja, o mais suave. ... E ele não está sozinho... você ouve também a voz de Flora, a fada que reina sobre as flores dos jardins e também dos campos cultivados. Flora oferece a você sementes de inumeráveis variedades de flores. E você ensina as abelhas a recorrerem às flores para fabricar o mel. Você pode se dedicar à proliferação de boas sementes e expansão da beleza, da harmonia, da renovação. Pode cuidar do plantio e da fertilidade do solo... Pode reproduzir, criar, habitar e preservar no solo... sua percepção pode captar o acaso quando ventos soprarem a lhe trazer novidades ou a mudar abruptamente o curso de sua vida... Você é capaz de aceitar o acaso e de ser companheira (o) que à semelhança do mel impregna de doçura o curso de vida de seus semelhantes. Você é rico de potenciais e em suas mãos passam sementes que vai distribuindo em sua caminhada.
Cria com liberdade autêntica ou primaveril que gera renovação infindavelmente...

Jogo usando Internet:
Perguntar se no Brasil inteiro há as quatro estações ou não. Haverá primavera em todo o Brasil? E em toda SC?
Indicar os links das músicas que você pesquisou (do Tom) que falam sobre a natureza.
Coletar versos sobre a relação humano  versus natureza.  
Identificar categorias de análise e refletir sobre elas. 
Exemplo: os versos de Rubinho do Vale poderiam pertencer à categoria "denúncia endereçada às crianças" (futuras gerações serão responsáveis...)?

Versos
Autor
Link
"A fauna à flora implora:
‒ Não podem mais derrubar madeira".
Rubinho do Vale

 Sabiá
Tom e Chico
Águas de Março
É peroba do campo, é o nó da madeira
Caingá, candeia, é o Matita Pereira
É madeira de vento, tombo da ribanceira
Jobim
Boto
Jobim
Passarim
Jobim
Borzeguim
Jobim
Tropicana
Alceu Valença
Curiá.
Urucum na Cara
Arrastão
Edu Lobo







Nenhum comentário:

Postar um comentário