terça-feira, 5 de novembro de 2019

Entrevista com a escritora Marlene Xavier Nobre. Edna Domenica Merola




Marlene Xavier Nobre lançou poemas junto com outras escritoras na coletânea Palavra de Mulher, em Curitiba, em 29/11/2019. Para celebrar esse momento de alegria, fiz as seguintes perguntas para a autora: 1- O que a inspirou a escrever o livro A meus queridos netos, em 2017? 2- O que a levou a participar da coletânea de poesias Palavra de Mulher, em 2019? 3- Poderia contar mais sobre o livro A meus queridos netos? 4- O livro A meus queridos netos tem algo a ver com sua participação na oficina do relógio de memórias, em 2017? 5- A narradora do livro A meus queridos netos possui alguma relação com pessoas reais que conheceu ou até mesmo com você? 6- Poderia explicar um pouco mais sobre escrever textos em prosa e textos em poesia num livro de memórias? 7- Já participou de associações ou academias? 8- Já participou de cursos de escrita literária? Quantos e quais? Qual é sua opinião sobre  participar de cursos ou oficinas de escrita criativa?  9-  No ateliê de escrita, a leitura dos textos para os colegas é importante? Na oficina de escrita criativa, o que era proveitoso? Troca experiências com escritoras, fora de oficinas ou de ateliê? 10-Acredita mais na inspiração ou em técnicas de preparo para a escrita? 11-Publicar dá frio na barriga? Preocupa-se com o que os outros vão achar? 12- Dentre seus poemas publicados em blogs há diversos sobre o AMOR. Considera-se uma autora de textos de autoajuda? 13- Tem boa resposta de leitores de blogs? 14- Pessoas da família ou amigos íntimos são bons leitores ou críticos? 15- Considera que a política atual incentiva a cultura? 
Desta feita, colhi o depoimento abaixo, sobre suas publicações e as experiências que envolvem sua escrita. [Edna Domenica Merola]

"O que me levou a participar da coletânea de poesias Palavra de Mulher, em 2019, foi a partir de uma postagem que minha filha recebeu sobre a inscrição para esse concurso de poesias. E como tenho muitos poemas então resolvi me inscrever. Nos poemas, gosto muito de falar do amor, e por isso me considero uma autora de autoajuda.

Em 2017, escrevi A meus queridos netos. Com toda certeza esse livro tem tudo a ver com a minha participação na oficina do Relógio de Memórias, de 2017, uma oficina de escrita criativa que participei no NETI e que foi ministrada por Edna Domenica Merola. 
A narradora do livro A meus queridos netos tem relação com pessoa real, pois o livro conta um pouco das  próprias lembranças e de antepassados. É um livro de narrativas de memórias com alguns poemas entre as histórias sobre os diversos tempos de uma vida.

Nunca participei de associações ou academias literárias e não fiz cursos de literatura.

Participei de Oficinas de Escrita Criativa, no NETI, de 2016 a 2017,  e de Ateliê de Escrita e de Psicanálise, no CIC, em 2019. Essas participações foram muito importantes para a minha desenvoltura na escrita.
As oficinas de escrita criativa foram muito proveitosas para mim. Aprendi muito com a professora Edna Domenica Merola que é também escritora. E no ateliê de escrita coordenado  pela Psicanalista Rosi, a leitura dos textos foram oportunidades de mostrar aos colegas o meu estilo de escrita. Tenho boas respostas de quem ouve ou lê meus textos, até porque as pessoas se identificam com o que escrevo.
Como cada orientadora tem uma forma diferente de conduzir suas oficinas, tive oportunidade de enriquecer minha aprendizagem.
Creio antes de tudo na inspiração, mas as técnicas de preparo para a escrita são primordiais, importantíssimas.

Publicar sempre dá um frio na barriga, pois um livro nada mais é que uma cria. Mas não me preocupo em agradar, pois nem sempre vamos contentar a todos. Tem público para todos os gostos." [M.X.N]

Nenhum comentário:

Postar um comentário