domingo, 31 de agosto de 2014

Parodiando Apesar de Você: um exercício didático. Edna Domenica Merola.

A paródia que consta no final do texto tem por objetivo apenas exemplificar. 

Partindo-se do que está dado por fonte digital de fácil acesso definimos:
A paródia surge a partir de uma nova interpretação da recriação de uma obra já existente e, em geral, consagrada. Seu objetivo é adaptar a obra original a um novo contexto, passando diferentes versões para um lado mais despojado, e aproveitando o sucesso da obra original para passar um pouco de alegria. A paródia pode ter intertextualidade. (pt.wikipedia.org/wiki/Paródia).

Pode-se dizer que a técnica consiste em alterar o mínimo possível as palavras usadas no texto original e alterar ao máximo o sentido geral do novo texto, já que parte de um novo contexto. 
Após a escolha da letra da música a ser parodiada, é necessário contar as sílabas poéticas da canção, pois há que reproduzi-las.
Em seguida é preciso definir o tema da paródia que deverá ser como uma linha perpendicular que atravessa o tema original... (Assim é como visualizo!)
Tomando por objeto de paródia a obra Apesar de Você. À revelia de apreciarmos desde 1978 (inclusive pelo seu valor ideológico) fomos pesquisar o histórico de sua criação, tomando por fonte a Wikipedia. Apesar de Você é uma canção escrita e originalmente interpretada pelo cantor e compositor brasileiro Chico Buarque em 1970, lançada inicialmente como compacto simples naquele mesmo ano. A canção, por lidar implicitamente com a falta de liberdades durante a ditadura militar, foi proibida de ser executada pelas rádios brasileiras pelo governo do general Médici. No entanto, seria liberada oito anos mais tarde, durante o final do governo de Geisel. Desta forma, a canção só seria incluída num álbum do cantor em 1978, quando foi lançada como última faixa de Chico Buarque 1978. O cantor externou seu desapontamento na canção, onde a crítica à ditadura era disfarçada como uma briga entre namorados. Ao enviar a canção para o Departamento de Censura, Chico imaginou que a letra da canção seria vetada, mas acabou sendo liberada.


Paródia de Apesar de Você por Edna Domenica Merola

Hoje você é quem compra
Pagou, tá pagado
Não tem discussão.
A minha gente hoje anda
Pedindo emprestado
E olhando pro chão, viu?
Você que inventou esse estado
E inventou de aplicar
na 'comunicação'
Você que inventou o pré pago
Impediu-me de acessar o pregão.

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
De tal carestia
Como vai coibir
Quando o gasto insistir
Em rolar
Conta nova chegando
E a gente pagando, sem parar
Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia...


Um comentário:

  1. Oi Edna, muito legal sua paródia. No curso de Teologia que estou frequentando, fizemos um estudo sobre esta mesma obra.Ela é muito significativa porque nos remete ao ¨nosso tempo¨¨. Um grande abraço, não esqueço de vc e daquilo que aprendi em suas aulas

    ResponderExcluir