domingo, 26 de abril de 2020

– Apenas um aceno! Edna Domenica Merola.

Primeiro foi a fase da negação. Repetia o slogan: um dia por vez. Não ouvia notícias sobre números de casos e mortalidade, apoiava todas as medidas de quarentena, mas não podia aderir a ela. Entenda que neguei que aquilo poderia me atingir, pois fazia um bom tempo que não me expunha a aglomerações para lazer. Os contatos sociais que exercia como provedora dos cuidados com a família não poderiam me prejudicar... (Você já fez esse tipo de contrato com Deus? Pois é, eu tive!).
Toquei o barco com disposição de Ulisses. Daí veio a primeira vizinha me oferecer ajuda, disse-me que, por ser idosa, deveria permanecer em casa.
– Queriam-me Penélope, à revelia de Ulisses!
Você que se achava porta-estandarte, sacou a sensação de pertencer à ala das baianas?
E veio mais outro vizinho (agora pelo watsapp), e mais outros... Você que recentemente se conformara com sua nova posição na Escola de Samba começou a sacar a sensação de ser uma recém nascida prematura?
De repente numa incubadora! (Ainda que fosse um apartamento ensolarado e ventilado, com direito a avistar o verde.).
Uma sensação de impotência me invadiu. De súbito, pequenas coisas do cotidiano tornaram-se enormes dragões.
– Depressão?
– Não, falta de sol!
Fui na varanda pra tentar contemporizar essa vida de Penélope. Acenei para o único ser vivente que vi do lado de fora.
Perguntou-me se queria ajuda.
– Sim  respondi. – apenas um aceno solidário.


Passamos a frequentar nossas varandas nos dias subsequentes, com o sol da manhã.
No primeiro dia, só acenou. No segundo, escreveu uma mensagem num cartaz. E assim procedeu nos outros dias para exibir as mensagens de apoio à permanência na quarentena. Certo dia, usou um megafone para mandar sua alegre mensagem. Noutro dia, dedicou uma música para a senhora da varanda.
Até que ele desapareceu por alguns dias. Será que voltara a passar o dia em seu local de trabalho? Ou adoecera?
Então numa manhã apareceu sem megafone. Fez sinal de silêncio, voltou pra dentro e retornou com um cesto de bebê. Escreveu no cartaz a melhor mensagem de otimismo:

– É menina, o nome dela é Vitória.

3 comentários:

  1. Cara Penélope (do conto), Sem essa de ala das bahianas, que tal escrever o enredo da escola? Abraço de seu discípulo Ivan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Ivan Leitor, está mais do que na hora de nós (Penélopes) escrevermos os enredos das nossas escolas para enfrentar a negligência política frente à Saúde e a Educação (Ciência).

      Excluir
  2. Luz/esperança. E que texto bem pensado e escrito. Gratíssimo. Eu (como a minha cruz de pseudo "pensador/filósofo/ pessimista), já imaginei, no final, alguém vindo no lugar dele...uma filha, a mulher...e dizendo pelo megafone que ele partira. Claro: reflexos do isolamento (de décadas que vivo...kkk). Nas tuas mãos, Edna, virou prosa poética. Brilhante.

    ResponderExcluir