O
preparo de uma aula dessa natureza começa pela construção da trilha sonora.
Essa deverá ser adequada ao gosto musical dos participantes, sendo quase
impossível um acerto de 100%, por mais que se pesquise. No entanto, se quem
dirige a atividade pretende trabalhar com a memória dos participantes, pode-se
recorrer a músicas que sejam sobejamente reconhecidas, ou seja, aos grandes
sucessos. É preferível usar músicas orquestradas ao invés de cantadas, para não
induzir a verbalizações e sim à corporeidade. O número de músicas a ser usado é
importante e sua duração também, para conseguir compor o efeito desejado:
relaxar, alongar, acelerar os batimentos cardíacos e a circulação, e, depois,
voltar ao batimento cardíaco padrão, ainda durante a atividade. Essa volta
demanda uma preocupação didática específica e que é oposta a de uma aula de
futebol, por exemplo. Essa modalidade didática de utilização de movimento com
música antecede a escrita de um texto e deve deixar a pessoa relaxada, mas
desperta e ativa: é esse o estado do organismo que pretendemos preparar com o
uso de tal técnica.
Na
trilha sonora a ser apresentada a seguir, as músicas de número 1 a 7 induzem a
movimentos mais lentos e de alongamento. Já as de número 8 a 11 aceleram o
ritmo dos movimentos dos participantes do jogo. Por sua vez, as de número 12 a
15 sugerem movimentos lentos. A indução provocada pela música é relativa, pois
o julgamento sobre o que é lento e o que é rápido varia de pessoa a pessoa.
Nessa
experiência pedagógica aventada, não há um único modelo a ser seguido, ou seja,
a professora não ensina a maneira correta de realizar segmentos de movimentos
coreográficos adequados aos segmentos musicais, como acontece na aula de dança
artística.
O
movimento de um parceiro (A) de jogo é utilizado como modelo para construção do
movimento em espelho (B): trata-se de um exercício de reconhecer o outro. No
momento seguinte do jogo, quando B passa a ser modelo de A, instala-se o
exercício de se reconhecer no outro.
Abaixo, exemplo de trilha sonora
para esse tipo de atividade:
Nome da música
|
Tempo
|
Nome do CD
|
|
1
|
Night Flight (The Return)
|
3:16
|
Simon & Garfunkel. Performed
by Classic Dream Orchestra
|
2
|
Yesterday
|
3:03
|
Golden Hits Max Cravel
Orquestra
|
3
|
Scarborough Fair
|
2:56
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
4
|
Imagine John Lennon
|
3:44
|
Golden Hits Max Cravel
Orquestra
|
5
|
El
condor Pasa
|
3:18
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
6
|
The sound of silence
|
3:14
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
7
|
The shadow of your smile
|
2:53
|
Golden Hits Max Cravel
Orquestra
|
8
|
The boxer
|
3:53
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
9
|
Mrs Robinson
|
3:25
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
10
|
50 ways to leave your
lover
|
4:05
|
Simon & Garfunkel. Performed
by Classic Dream Orchestra
|
11
|
Zorba o Grego
|
4:14
|
Golden Hits Max Cravel
Orquestra
|
12
|
Bye, bye, love
|
2:32
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
13
|
Lara’s theme
|
2:18
|
Golden Hits Max Cravel
Orquestra
|
14
|
Bridge Over Troubled Water
|
4:39
|
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
|
15
|
Night Flight - intro
|
1:38
|
Simon & Garfunkel.
Performed by Classic Dream Orchestra
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário