quinta-feira, 21 de março de 2013

Dança e Oficina de Produção Escrita. Edna Domenica Merola.

A dança usada como aquecimento para aula de produção escrita, em grupo, é algo ainda bem inovador por ser uma atividade que neutraliza o verbal e mantém o foco em aspectos corporais.
O preparo de uma aula dessa natureza começa pela construção da trilha sonora. Essa deverá ser adequada ao gosto musical dos participantes, sendo quase impossível um acerto de 100%, por mais que se pesquise. No entanto, se quem dirige a atividade pretende trabalhar com a memória dos participantes, pode-se recorrer a músicas que sejam sobejamente reconhecidas, ou seja, aos grandes sucessos. É preferível usar músicas orquestradas ao invés de cantadas, para não induzir a verbalizações e sim à corporeidade. O número de músicas a ser usado é importante e sua duração também, para conseguir compor o efeito desejado: relaxar, alongar, acelerar os batimentos cardíacos e a circulação, e, depois, voltar ao batimento cardíaco padrão, ainda durante a atividade. Essa volta demanda uma preocupação didática específica e que é oposta a de uma aula de futebol, por exemplo. Essa modalidade didática de utilização de movimento com música antecede a escrita de um texto e deve deixar a pessoa relaxada, mas desperta e ativa: é esse o estado do organismo que pretendemos preparar com o uso de tal técnica.
Na trilha sonora a ser apresentada a seguir, as músicas de número 1 a 7 induzem a movimentos mais lentos e de alongamento. Já as de número 8 a 11 aceleram o ritmo dos movimentos dos participantes do jogo. Por sua vez, as de número 12 a 15 sugerem movimentos lentos. A indução provocada pela música é relativa, pois o julgamento sobre o que é lento e o que é rápido varia de pessoa a pessoa.
Nessa experiência pedagógica aventada, não há um único modelo a ser seguido, ou seja, a professora não ensina a maneira correta de realizar segmentos de movimentos coreográficos adequados aos segmentos musicais, como acontece na aula de dança artística.

O movimento de um parceiro (A) de jogo é utilizado como modelo para construção do movimento em espelho (B): trata-se de um exercício de reconhecer o outro. No momento seguinte do jogo, quando B passa a ser modelo de A, instala-se o exercício de se reconhecer no outro.


Abaixo, exemplo de trilha sonora para esse tipo de atividade:

Nome da música
Tempo
Nome do CD
1
Night Flight (The Return)
3:16
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
2
Yesterday
3:03
Golden Hits Max Cravel Orquestra
3
Scarborough Fair
2:56
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
4
Imagine John Lennon
3:44
Golden Hits Max Cravel Orquestra
5
El condor Pasa
3:18
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
6
The sound of silence
3:14
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
7
The shadow of your smile
2:53
Golden Hits Max Cravel Orquestra
8
The boxer
3:53
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
9
Mrs Robinson
3:25
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
10
50 ways to leave your lover
4:05
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
11
Zorba o Grego
4:14
Golden Hits Max Cravel Orquestra
12
Bye, bye, love
2:32
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
13
Lara’s theme
2:18
Golden Hits Max Cravel Orquestra
14
Bridge Over Troubled Water
4:39
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra
15
Night Flight - intro
1:38
Simon & Garfunkel. Performed by Classic Dream Orchestra

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