A palestra/sarau traz reflexões sobre a criação de versos escritos por um grupo de autores e sobre versos cantados e seus respectivos "Making of"
Versos escritos por Edna e outros autores e autoras
Brasil, continente também na literatura, se destaca com escritores coletivos - Notibras
Versos cantados por Josué Irineu Silva
1- Repente Cassiano Silveira, Edna Domenica Merola, Gilberto Motta
2- Poema ancestral - Edna Domenica Merola, Léa Palmira e Silva, Marlene Xavier Nobre, Taís Palhares
3- Delícia Do Sul - Josué Irineu da Silva josueviolao
Leia em
5 - Déjà vu, jamais vu – Denise Wendshausen e Edna Domenica Merola.
Leia em
6- Sol da Liberdade - Josué Irineu da Silva - josuedoviolao.
Leia essa e outras letras em Aquece a Escrita: O compositor josueviolao
7-
Lei essa e outras letras em Aquece a Escrita: O compositor josueviolao
SOBRE OS AUTORES
ANTONIO CARLOS (TATALO) FERNANDES (70+), professor titular convidado da COPPE/UFRJ de engenharia naval e oceânica. Foi membro do GTP (Grupo Teatral Politécnico da USP). No Rio de Janeiro, fez curso de dança de salão com Jaime Aroxa e de declamador de poesia com Elisa Lucinda. Participa da Tertúlia Poética e do curso de Claudio Carvalho. Participa do livro publicado “Ninguém Escreve por Mim” organizado pelo último e editado por Cassiano Silveira.
CASSIANO SILVEIRA (40+) nasceu em Florianópolis/SC e reside em Palhoça (SC). Historiador, atua na área da arqueologia desde 2010. Entre 2016 e 2017 trouxe a público, através do Facebook, as tirinhas cômicas Os Cabeçudos, discutindo sobre o cotidiano de forma um tanto nonsense. Publicou artigos científicos: Os Caixões Fúnebres na Capela de Nossa Senhora das Dores: Uso e Tipologia (Revista Tempos Acadêmicos, 2012); e poemas: Cama de Mármore (Revista Poité, 2006), Velório e Olho-mar (ambos PerSe, 2021) e contos: Patos (InVerso, 2021), Os dois hemisférios da alma (Persona, 2021) e A perfeição (SENAI/CIMATEC, 2021), que lhe valeu menção honrosa no 1° Concurso Cultural Literatec – A vida numa sociedade tecnológica. Participou da coletânea Tudo poderia ser diferente –inclusive o título, como autor, como responsável pela capa, projeto gráfico e diagramação. É autor do livro Sobre o medo, a morte e a vida, disponível em formato físico e também em e-book na Amazon.com.br.
Contatos Instagram @siano_silveira
Se o hábito não faz o monge, Covid fez surgir o escritor - Notibras
Brasil, continente também na literatura, se destaca com escritores coletivos - Notibras
'Amigo invisível se transforma no ato de escrever' - Notibras
EDUARDO MARTÍNEZ (50+)
Nasceu no dia 25 de janeiro de 1967 no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro. No entanto, apaixonado que é por Copacabana, muitas das suas histórias se passam no mais famoso bairro carioca. Atualmente reside em Porto Alegre ao lado da esposa, Dona Irene, e da filha caçula, Maria Luiza, e das buldogues Bebel e Clarinha. Por coincidência, reside num apartamento que pertenceu ao escritor gaúcho Caio Fernando Abreu. É formado em Jornalismo, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica. É autor de quatro livros (Despido de ilusões, Meu melhor amigo e eu, Raquel, e o recente Contos e crônicas por um autor muito velho; além de dezenas de coletâneas. Escreve diariamente para o site de notícias Notibras.
'Criamos uma válvula de escape para poetas, contistas e cronistas' - Notibras
GILBERTO MOTTA (65+)
Nasceu e cresceu em um pequeno circo-teatro no interior de São Paulo. Formou-se em Jornalismo e virou repórter de rádio e TV, escritor e professor universitário. É professor-mestre e aprendiz da vida. Rodou mundos e, aposentado, vive em 2025, numa cabana que fica numa pequena pousada na Guarda do Embaú, SC. Publicou vários textos nas coletâneas: Tudo poderia ser diferente, inclusive o título (Amazon e-book, 2022) e Do corpo ao corpus (Rocha Soluções Gráficas, 2022).
'Como a vida é uma piada, devemos escrever sempre com bom humor' - Notibras
JOSUÉ IRINEU SILVA - josueviolao (60+) - é cantor, compositor, letrista, violonista e professor de violão. Atuou em rádio, TV, teatro e shows.
LÉA PALMIRA E SILVA – AZALEIA (70+) – é “manezinha” (nasceu na capital de SC). Em 2013, participou do concurso de Narrativas e Poesias do Sindprevs/SC e, em 2018, do Concurso Literário da Academia Criciumense de letras – ACL. Fez o curso de Contadores de Histórias no NETI – UFSC., em 2001, e posteriormente, as oficinas: Teatro da Terceira idade e Escrita Criativa. Foi integrante da ABCH de 2015 a 2023. E da ACONTHIF desde 2001. Participa do Projeto anti-racista Retintas 1 e 2 com poemas.
MARLENE XAVIER NOBRE (70+) nasceu, cresceu, casou e teve três filhos em Florianópolis, SC. Mudou para São José, SC, e aí vieram os netos. Em 2016, os vários cadernos preenchidos com suas escritas e guardados ao longo dos anos passaram a ser vistos por ela com novo olhar devido a sua ida ao NETI (UFSC, campus Florianópolis) para cursar oficinas de criação literária que utilizava recursos como a dança grupal e espontânea ao som de músicas clássicas. Em 2017, logo após participar de uma coletânea organizada pela ministrante das oficinas, lançou seu primeiro livro solo: A meus queridos netos – cartas (Postmix, 2017). Em 2019, cursou outra oficina, desta vez na Biblioteca do CIC, em Florianópolis, onde conheceu Brígida Poli que a apresentou ao editor da coleção Palavra de Mulher – Nelson Rolim de Moura. Em 2020, lançou, naquela coleção, seu segundo livro solo.
ROSILENE SOUZA ( não sei a idade . Ela não diz!) – Mineira, desenvolve pesquisa nas linguagens artísticas: colagem, escrita criativa, fotografia e deficiência visual. Investiga o excesso de imagens e escritas consumidas e produzidas na sociedade. Participa de exposições, feiras e mostras de Arte. Tem trabalhos artísticos e literários publicados em revistas, livros (coletâneas “Do corpo ao corpus, organização Edna Merola, 2022”, “Ninguém escreve por mim, organização Claudio Carvalho, 2024”; catálogos e blogs. Contos e ilustrações publicados pelo Café Literário no Notibras (2025).
'Desafio é a principal inspiração para escrever' - Notibras
TAÍS PALHARES (65+) – Paulistana, participou do Ateliê de Escrita da Biblioteca do CIC – Floripa, SC – em 2019. É leitora que sabe o que quer. Participou do Café Literário com os títulos: Elas ainda estão aqui, O Destino de Maria das Dores, De que você gosta? e Conserta-se disco voador.
Muito legal!!! Sempre bom estar ao lado de gente tão talentosa.
ResponderExcluirDigo o mesmo sobre você.
Excluir