terça-feira, 28 de maio de 2013

REESCRITA: O USO DA NORMA CULTA. Por Edna Domenica Merola.

Para escrever bem não é necessário saber de cor os coletivos de camelo, lobo, elefante, etc. Mas é preciso fazer cuidadosa revisão do texto, após a escrita. O uso da norma culta associado à utilização de vocabulário usual possibilita que você se comunique por escrito com um maior número de pessoas.

Reescrita de textos digitados no “Word”:
a- Após digitar seu texto é interessante selecionar todo o conteúdo e clicar em layout da página para verificar: orientação= retrato; margens= normal; cores= automático; fonte= times new roman; tamanho=12; b- Clicar em revisão e optar por ortografia e gramática; c- Quando a revisão gerar dúvidas= ir para o google e digitar um nome de dicionário “on line” (Por exemplo: Dicionário Priberam); d- No dicionário digite cada palavra (dúvida em ortografia). Para palavras compostas: tente escrevê-las juntas, se o dicionário não reconhecer, vá para uma fonte geral de pesquisa (o Google, por exemplo) e escreva as 2 palavras separadamente; e- Há pares de palavras que têm a mesma pronúncia. Ex.1: taxa ($) e tacha (cujo diminutivo é tachinha e serve para 'pregar' alguma coisa em algum lugar). Ex. 2: Hesitar e exitar - hesitar é a forma correta quando o verbo significa: demonstrar dúvida; não estar ou não se mostrar seguro; duvidar; vacilar; gaguejar; titubear. Já exitar é o mesmo que ter bom êxito, bom sucesso, resultado satisfatório. Essas palavras são boas para consultar seu significado no dicionário, sempre que forem usadas. f- Uso de verbos + pronomes oblíquos. Ex.: Dê-me o caderno. No "Word", clique em iniciar (no alto à esquerda), depois selecione localizar (no alto à direita) e escreva “me”. O pronome será localizado em seu texto quantas vezes tiver sido usado. Pesquise a regra, usando o Google para consultar gramática e o item “Colocação Pronominal”, corrigindo a colocação feita em seu texto.
g - Rever o uso de crase, usando procedimento análogo ao descrito anteriormente.


Reescrita de textos manuscritos:
Cuidado 1: quando alguém faz um relato oral e utiliza o tempo presente para narrar um fato passado e acontecido com outrem todos entendem. Já na linguagem escrita, é necessário manter o relato no tempo passado para maior clareza. Na narração em discurso indireto, predomina o uso do tempo referido (que é passado, frequentemente). Na narração em discurso direto (fala de personagem), há predominância de verbos no tempo presente.
Uso dos verbos no pretérito passado: para fatos que começam e terminam no passado na hora da narrativa. Uso dos verbos no pretérito imperfeito: para contar fatos repetidos no cotidiano, no passado.

Cuidado 2: palavra cuja pronúncia omite vogais ou imita a vogal da próxima sílaba. Ex.: roupa na fala coloquial ‘apressada’ pode virar “ropa”; ideia pode virar “idea”; envelhecimento pode virar “envelhicimento”, humorada pode virar “humurada”.  Ouviste pode virar “ouvisse”. Significado pode virar “siguinificado”. Mas na escrita é necessário usar a palavra padrão (é a que está no dicionário da Língua Portuguesa do Brasil).

Cuidado 3: Regras de acentuação ( ´ para vogais abertas; ^ para vogais fechadas).

3A‒ Acentuam-se as palavras monossílabas tônicas terminadas em á, ás, é, és, ê, ês, ó, ós, ô, os. Ex.: vê.

3 A 1- Os monossílabos tônicos "céu", "réu", "rói", "mói", "dói" são acentuados.

3B‒ Acentuam-se as palavras oxítonas terminadas em á, ás, é, és, ê, ês, ó, ós, ô, ôs, ém, éns. Ex.: prevê; também, avós, através.

3B1- Acentuam-se as palavras oxítonas "chapéu", "Ilhéus", "herói", "caubói", "corrói" etc.

3C‒ Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em l, i, n, u, r, x, ã, ão, is, us, ãs, ãos,eis.
Ex.: Possível, níveis.

3C.1‒ Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em ditongo crescente. Ex.: exercício, humanitário, ciências, assistência, deficiência, importância, memória, história, Lúcia, família.

3C2- De acordo com o novo sistema ortográfico, são eliminados os acentos dos ditongos abertos tônicos que se encontram na penúltima sílaba das palavras, ou seja, o acento desaparece apenas nas paroxítonas. Passamos, portanto, a escrever "heroico", "paranoico", "ideia" e "assembleia", todas sem acento, assim como: "eu apoio" de pronúncia aberta (no Brasil).

3D‒ Acentuam-se todas as palavras proparoxítonas. Ex.: Mônica; Florianópolis, germânica, política, indígena.

3E‒ Acentua-se a vogal “i”que formar sílaba sozinha ou seguida por “s”. Ex.: sobressaíram, saíste.

3F‒ acentua-se a vogal “u” que formar sílaba sozinha ou seguida por “s”. Ex.: gaúcha; conteúdo.
3G‒ A Reforma Ortográfica Acordo Brasil e Portugal (01/01/2009) eliminou quase todos os acentos diferenciais. Como nas palavras: cores, medo, interesse, fora (verbo, advérbio e preposição acidental). Não há mais distinção gráfica entre o substantivo "apoio" (pronúncia fechada) e a forma verbal "apoio" ("eu apoio"), de pronúncia aberta no Brasil. Atenção: pôde (passado) e pode (presente).

Não são acentuados os encontros vocálicos tais como ocorrem nas palavras ideia; plateia. Não se usa mais o trema (Ex.: frequente, consequente).

Cuidado 4: As palavras tais como tarô, tricô, crochê,... já estão em nosso idioma e devem ser escritas sem o ‘t’, no final.

Cuidado 5: dificuldades ortográficas tais como uso de “s,z,ç”. Ex.; extensão, estender, permissão, asilos, pesquisas, amassado, sobressaíram. Dói, mói. Vez, talvez, através.

Cuidado 6: Uso da crase. Quando o verbo for acompanhado da preposição 'a' e de uma palavra feminina. Crase é a fusão da preposição a + artigo a. Ex.: Vou à (a+a) escola. A ocorrência de crase é marcada com o acento grave (`). A troca de escola por um substantivo masculino equivalente comprova a existência de preposição e artigo: Vou ao (a+o) colégio. Ex.: Vir à tona; às 9 horas.

Cuidado 7: O til (~) é usado para sinalizar que a vogal é nasal. Ex.: fã.

Cuidado 8: As siglas são todas com letras maiúsculas. Ex.: Acre – AC; Alagoas – AL; Amapá – AP; Amazonas – AM; Bahia – BA; Ceará – CE; Distrito Federal – DF; Espírito Santo – ES; Goiás – GO; Maranhão – MA; Mato Grosso – MT; Mato Grosso do Sul – MS; Minas Gerais – MG;Pará – PA; Paraíba – PB; Paraná - PR; Pernambuco – PE; Piauí – PI; Rio de Janeiro – RJ; Rio Grande do Norte – RN; Rio Grande do Sul – RS; Rondônia – RO; Roraima – RR; Santa Catarina – SC; São Paulo – SP; Sergipe – SE; Tocantins – TO.


ADENDO EM 17/5/2016. SUGESTÕES DE LEITURAS

‒ Para escritores iniciantes que pretendem escrever sobre fatos da infância recomendo a leitura do livro Infância (Graciliano Ramos) e do Conto de Escola, de Machado de Assis, disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000268.pdf .

‒ Para quem gosta de escrever sobre a existência (sentimentos, emoções, perdas) indico a crônica Os Flamboyants, Rubem Alves.

‒ Para quem escreve poesias indico ler Mensagem (Fernando Pessoa), O livro do Desassossego (Bernardo Soares); Estrela da vida inteira (Manuel Bandeira).

‒ A todos indico o conto Pirlimpsiquice (Guimarães Rosas) https://www.youtube.com/watch?v=e1DwcTjwuWM

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