O diálogo entre textos pode ser uma oportunidade de tecer uma rede quer de produção escrita, quer de incentivo às leituras que gerem outros tantos diálogos e teçam redes de leitores. Para aprimorar a arte de comentar é preciso exercitá-la sob determinados critérios.
(1) Comenta o texto e dialoga com as ideias.
(3) Compartilha o processo de feitura do próprio texto com o leitor ou revela testemunhar o processo de organização da criação pelo autor.
(4) Revela testemunhar o entorno da criação do texto (postura da autora, momento em que foi escrito, citações e diálogos com demais textos).
( ) Aquece a Escrita comentou a postagem "CRÔNICA SOBRE A INVEJA. GRAÇAS BARRETO.
Dessa crônica dissertativa destaco a prescrição: o " importante é manter o equilíbrio, sem deixar a inveja se tornar uma fonte de dor, acomodação, frustração e doenças". Exorto os leitores a seguirem a orientação da Dra Maria das Graças Barreto que resume uma postura de autocuidado que precisamos manter sempre no convívio social, em qualquer situação. Obrigada Graças.
De Jé abordou muitos pontos importantes que envolvem o tema Inveja. A leitura das entrelinha desse texto pode fazer o leitor tentar distinguir ciúme de inveja, pode também fazer refletir sobre os sentimentos relativos à 'posse' que permeiam relações como as de amizade, por exemplo. Recomendo o texto para leituras em grupos de trabalho e estudo, para jovens e adultos (de todas as faixas, inclusive idosos).
( ) Aquece a Escrita comentou a postagem "RESENHA E CONTRIBUIÇÕES: A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGE...":
Até a presente data, decorreram do seminário de LOURDES THOMÉ (em 24/4/2014; sobre foco narrativo em terceira pessoa) as seguintes produções: A luz que ilumina nossos caminhos de autoria de Áurea Ávila Wolff; CRÔNICA SOBRE A INVEJA de autoria de GRAÇAS BARRETO; Sobre a Inveja: escrito por Maria de Jesus Barreto da Fonseca. PARA TODAS AS MARIAS de Áurea Ávila Wolff.
( ) Aquece a Escrita comentou a postagem "A luz que ilumina nossos caminhos. Áurea Ávila Wol...":
De forma clara, concisa e coesa, o texto narrativo de Áurea (A luz que ilumina nossos caminhos.) utiliza o discurso direto. Esse recurso formal é usado para expressar conteúdos dialogados. É pois pelo diálogo 'face a face' que se dá a construção da solidariedade. Linda vivência foi para mim a leitura desse texto. Obrigada, Áurea.
Todos nós, temos esse sentimento, em algum momento sentimos inveja de alguém; do que outra pessoa tem de melhor; é um sentimento impulsivo quer para o bem ou para o mal. Quem de nós pobres mortais já não teve inveja de alguém ao nosso redor.
Muitas ocasiões deixamos essa inveja à mostra por meio de acusações, comparações maldosas, jogamos nossa pedra contra o outro; afim de prejudica-lo, vê-lo cair, ser um indivíduo menor que você. Mas ao mesmo tempo, somos cercados por pessoas que nos invejam com um espírito de crescimento; de ajuda como aquelas que vão à luta e conseguem vencer a inveja, e tornam-se pessoas de luz; cantam para nossa alma; procurando ser linda para ela mesma e também para os que a rodeiam. Que a luz da grandeza e da aceitação ilumine seu caminho.
( ) Eslavia Hugentobler comentou a postagem "PARA TODAS AS MARIAS. Áurea Ávila Wolff.":
Tranquilo linguajar de sincera reflexão, que remete ao essencial atributo do ser HUMANO em sua trajetória pela vida, o AMOR.Tudo a ver com a Áurea.
Tranquilo linguajar de sincera reflexão, que remete ao essencial atributo do ser HUMANO em sua trajetória pela vida, o AMOR.Tudo a ver com a Áurea.
( ) Aquece a Escrita comentou a postagem "Um Conto Sobre Outros Contos. Áurea Ávila Wolff: "A autora Áurea referiu-se a quatro subtítulos de Às Voltas com as Devoções, do livro A Volta do Contador de Histórias de autoria de Edna. O conto de Áurea inicia com a narrativa de uma atividade acadêmica de leitura dramatizada feita pelo grupo das VIRGENS. Passa pela história de um santo e reflete sobre a religiosidade, a vida, o uso da tecnologia e a interação humana com os recursos do meio ambiente."
Nenhum comentário:
Postar um comentário