quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

O presente que Edna recebeu de Natal de Valda Valdemar de Andrade.

No ano de 2013, Edna trabalhou como voluntária em oficina de criação literária. Como gosta muito dessa ação, já se considerava gratificada, acreditando que seu Natal foi durante o ano inteiro. Mas na avaliação das oficinas recebeu a tarefa que Valda Valdemar de Andrade denominou de 'carta'.  O título da linda crônica enviada por Valda é NETIATIVO: nome do blog da Oficina de Criação Literária coordenada por Edna.
Segue a transcrição para compartilhar esse presente com os leitores do blog Aquece a Escrita.



NETIATIVO. Valda Valdemar de Andrade

O primeiro dia de aula foi uma caminhada... Olhando uns aos outros desconfiados, com gestos inseguros, sem nada entender. O grupo inquieto, tirando os sapatos. E me senti do lado de fora do N.E.T.I. Nas outras aulas: as cartas de tarô... Jogo que eu nunca vira. E esse vai e vem de cartas com tanta filosofia confundia meu Português!
Como eu sou de enfrentar desafios, segui meus dias com dificuldade. Pensei até em desistir. Mas com amor ao NETI e querendo aprender, não me acovardei e segui em frente. Tomei coragem para enfrentar desafios e os ventos fortes e tempestades!
Foi quando apresentei meu trabalho Ser Feliz é Escolha Sua e com esse trabalho abri portas. Os participantes do grupo apresentaram histórias de vida que despertavam nossa atenção. Com a aceitação da professora Edna, o grupo tomou direção, armou as velas. E o barco do NETIATIVO seu destino com coragem. Era uma tripulação com sabedoria e ação. As aulas tomaram outro rumo com a amizade da professora Edna que mostrou interesse e se familiarizou conosco. Para dar força, brincava com o grupo dizendo ‘é uma brincadeirinha’, referindo-se à metodologia usada.
Com todo carinho e amizade, convidou as alunas para tomar café em sua casa e conhecer sua família. No primeiro momento foi uma revelação surpreendente. Desenvolvi meus trabalhos que me deram muita felicidade, crescimento pessoal, um aprendizado de aulas diferentes.
Então descobri um pedacinho do mundo perdido dentro da minha imaginação. A professora Edna olhava por cima dos óculos para ler nossos textos... Ela também escrevia crônicas e poesias... Apresentou propostas para caminharmos em grupo e descobrir caminhos...
Ao caminhar com minha imaginação, conheci um velho sábio e com tinta e pincel pintei meu mundo. Hoje, eu tomei como lição que o NETIATIVO mostrou que tenho dentro de mim um mundo que eu posso desenhar com a minha sabedoria de vida e colorir com as cores da minha imaginação.
Sou muito feliz por fazer parte de um grupo tão participativo e com a alegria de estar aprendendo a cada dia.
É com esse pensamento que quero chegar até o final do curso e com a certeza de continuar no ano que vem.
Parabéns, Edna, pela força que você me deu. Muito obrigada pela compreensão e carinho. Vamos navegar como o barco do NETIATIVO e com a graça de Deus.

Um comentário:

  1. Uma vez a minha escrita era muito "aquecida" e, de repente, esfriou e já faz um bom tempo que isso aconteceu,
    ao ponto de eu pensar que perdi toda a imaginação e a criatividade que tinha. Acho que está mais do que na hora
    de eu tentar resgatá-las, pois isso me faz muita falta. Farei o possível para estar aí ano que vem.

    ResponderExcluir